O Governo de São Paulo intensificou a rede de proteção e apoio à mulher com a expansão do projeto Cabine Lilás, lançado em março de 2024. Na sexta-feira (24), um grupo de 28 policiais finalizou um curso de capacitação, possibilitando a ampliação do atendimento para todas as regiões do estado. O treinamento, realizado no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) de São Paulo, incluiu disciplinas de psicologia, direito, redes de apoio, medidas protetivas e o funcionamento das Delegacias de Defesa da Mulher.
Expansão do Projeto Cabine Lilás
Criado para oferecer um suporte especializado a vítimas de violência doméstica, o Cabine Lilás agora contará com 18 policiais que atuarão no interior do estado, abrangendo regiões como São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, Santos, Sorocaba e Presidente Prudente. As outras dez policiais irão se juntar à equipe que já atua na cidade de São Paulo e região metropolitana, somando forças aos 25 agentes que já operam desde março.
Resultados: mais de 4 mil atendimentos e medidas de proteção
Nos sete meses desde seu lançamento, a Cabine Lilás atendeu mais de 4,3 mil chamados pelo número 190, oferecendo mais de 2,5 mil orientações para obtenção de medidas protetivas e encaminhando 124 agressores à delegacia por descumprimento dessas regras. Até agora, 21 desses agressores permanecem presos.
Rede de Apoio e Acolhimento
A Cabine Lilás é mais que um serviço emergencial; ela oferece suporte completo às vítimas, inclusive encaminhamentos para abrigo e informações sobre benefícios como auxílio-aluguel e cursos profissionalizantes para promover a autonomia das mulheres.
Fonte: meon.com.br/noticias/estado-de-sao-paulo
MATERIAS RELACIONADAS
Metalúrgicos da Embraer suspendem greve em São José dos Campos
Greve na Embraer em São José dos Campos continua após rejeição de nova proposta salarial
Trabalhadores da Embraer entram em greve por aumento real e direitos em São José dos Campos