Uma baleia-jubarte adulta, com cerca de 10 metros de comprimento, foi encontrada morta na manhã de quarta-feira (22) em uma faixa de areia entre as praias do Aruan e Indaiá, em Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo.
De acordo com informações da Prefeitura de Caraguatatuba e do Instituto Argonauta, o animal estava em estado avançado de decomposição. Durante o atendimento, apetrechos de pesca foram identificados na cauda, mas não foi possível determinar a causa da morte devido à deterioração da carcaça.
🔬 Coleta de dados e procedimentos ambientais
Equipes das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, e Serviços Públicos de Caraguatatuba trabalharam em conjunto com técnicos do Instituto Argonauta, especializado em fauna marinha.
Os profissionais realizaram coletas de dados biológicos e registros detalhados para contribuir com estudos sobre a ocorrência da espécie na região. Após o término dos procedimentos técnicos, a Prefeitura realizou o enterro do animal no local, conforme os protocolos ambientais vigentes.
🌊 Migração das baleias-jubarte
Segundo o Instituto Argonauta, o encalhe do animal aconteceu durante o período migratório da espécie. Nesta época do ano, as baleias-jubarte retornam para as áreas de alimentação localizadas nas águas frias do Atlântico Sul, após o período reprodutivo nas águas quentes do litoral brasileiro.
Durante essa migração, é comum o aumento das observações e registros de encalhes ao longo da costa brasileira, que podem ocorrer de forma natural ou acidental.
Foto: Angelo Arantes
Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!

MATERIAS RELACIONADAS
Represa Jaguari/Jacareí atinge menor nível dos últimos 9 anos devido à seca
Reconhecimento facial do CSI auxilia na prisão de procurado em São José dos Campos
Paraibuna realiza a 1ª Copa Paraibuna de Jiu-Jitsu para categorias Mirim a Juvenil