Um balão caiu e pegou fogo na manhã deste domingo (18) dentro de um condomínio no bairro Independência, em Taubaté, gerando preocupação entre moradores. Apesar do susto e do risco de incêndio, ninguém ficou ferido.
O incidente ocorreu na Avenida Independência, onde o balão atingiu um poste e chegou a encostar no telhado de uma residência. Ao cair, o artefato pegou fogo, mas as chamas se apagaram antes de causar maiores danos. Os restos do balão foram recolhidos e encaminhados ao 1º Distrito Policial da cidade.
Balões também foram avistados em outras cidades
De acordo com a Defesa Civil Estadual, ao menos outros três balões foram vistos sobrevoando o céu das cidades de Caçapava, Paraibuna e São Luiz do Paraitinga. Os avistamentos começaram por volta das 9h da manhã, e desde então, equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e guardas municipais passaram a monitorar suas trajetórias.
Até o início da tarde, os balões ainda podiam ser vistos em movimento na região.
Soltar balões é crime ambiental
A prática de soltar, fabricar, vender ou transportar balões que possam provocar incêndios é considerada crime ambiental, conforme o artigo 42 da Lei nº 9.605/98. A pena prevista pode chegar a três anos de prisão, além do pagamento de multa.
O lançamento desses balões representa sérios riscos à fauna, flora, redes elétricas, áreas residenciais e florestais, podendo causar incêndios de grandes proporções e colocar vidas em perigo.
Alerta das autoridades
As autoridades reforçam que, diante de qualquer avistamento de balões ou risco de incêndio, a população deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193, a Polícia Militar pelo 190 ou a Defesa Civil de sua cidade.
Fonte: g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/

MATERIAS RELACIONADAS
Embaixador dos Emirados Árabes deve visitar Campos do Jordão para discutir investimentos
Taubaté tem quatro projetos finalistas do Prêmio Amvale de Gestão Responsável 2025
São José perde para Praia Clube e segue sem vencer na Superliga Masculina 2025/26