Três atletas e um técnico da equipe de atletismo de Taubaté foram convocados para integrar a delegação brasileira que disputará os Jogos Pan-Americanos Júnior 2025, entre os dias 9 e 23 de agosto, em Assunção, no Paraguai. A convocação, feita pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), destaca o protagonismo do esporte taubateano no cenário nacional.
Foram selecionados os atletas Samanta Santos, Thiago Resende e José Eduardo Mendes, além do técnico Rodrigo Pereira dos Santos, que fará parte da comissão técnica da seleção. A delegação brasileira será composta por 53 integrantes, sendo 24 mulheres e 29 homens.
Todos os representantes de Taubaté fazem parte da equipe de alto rendimento do município, apoiada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida, além do FADAT (Fundo de Assistência ao Desporto Amador de Taubaté).
Taubaté em destaque na seleção brasileira
A participação dos atletas locais reflete a excelente fase do atletismo taubateano, que se consolida como referência no desenvolvimento de talentos no país.
As provas de atletismo no Pan Júnior acontecerão de 18 a 22 de agosto, reunindo jovens de até 23 anos de 41 países das Américas. O evento é considerado uma etapa fundamental no ciclo olímpico rumo aos Jogos Pan-Americanos de 2027 e às Olimpíadas de Los Angeles 2028.
Destaques individuais da equipe
Samanta Santos (19 anos) é uma das principais promessas do lançamento de disco no Brasil. Bicampeã brasileira nas categorias sub-20 e sub-23, já representou o país no Mundial Sub-20 e conquistou medalhas no Sul-Americano Sub-20 (bronze, em Lima) e no Sub-23 (prata, em Bucaramanga). Recentemente, bateu sua melhor marca pessoal no Campeonato Brasileiro Sub-23.
Thiago Resende, de 21 anos, é especialista nos 110 metros com barreiras. Em 2024, foi campeão sul-americano sub-23 e medalhista de prata no Sul-Americano Indoor. Com recordes brasileiro e sul-americano sub-23, Thiago lidera o ranking nacional e continental na categoria, além de integrar o programa Vivência Olímpica, que o levará aos Jogos de Paris 2024.
José Eduardo Mendes, também com 21 anos, é vice-campeão brasileiro sub-23 nos 110 metros com barreiras. Foi bicampeão brasileiro sub-20, recordista sul-americano da categoria e campeão continental em Bogotá. Em 2023, conquistou o bronze no Pan-Americano Sub-20, em Porto Rico.
Rodrigo Pereira dos Santos, técnico da equipe de Taubaté desde 2014, é servidor da Secretaria de Esportes do município e figura experiente no cenário nacional. Com seis convocações anteriores em categorias de base, foi chamado neste ano para integrar a comissão técnica da seleção adulta no Sul-Americano de Mar del Plata.
Fonte: PMT

MATERIAS RELACIONADAS
São José dos Campos protocola projeto de concessão do Parque da Cidade
Campos do Jordão será sede do Conexidades 2026
Surfista ubatubense conquista pódio no Uaradei Surf Festival