A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou, em 1º de novembro, uma portaria com requisitos detalhados para a operação dos eVTOLs (veículos elétricos de pouso e decolagem vertical) desenvolvidos pela Eve, uma empresa ligada à Embraer. A expectativa é que esses “carros voadores” entrem em operação em 2026, fabricados na unidade de Taubaté, São Paulo.
Os critérios estabelecidos pela Anac abrangem aspectos cruciais como a estabilidade, controle, estrutura, sistemas de propulsão e segurança da aeronave. Entre as exigências, destaca-se que a aeronave deve estar livre de oscilações perigosas e instabilidades, além de garantir a proteção dos ocupantes durante possíveis situações de emergência. A empresa também precisa demonstrar a capacidade do eVTOL de operar de forma segura sob diversas condições, como impactos com aves e variações climáticas.

Financiamento e Expectativas de Produção
A Eve já havia recebido em 2022 uma linha de crédito de R$ 490 milhões para o desenvolvimento do eVTOL, e agora anunciou um novo financiamento de US$ 50 milhões, proveniente do Citibank, que se soma a um aporte anterior de R$ 500 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento do Brasil (BNDES). Este novo acordo visa estruturar a fábrica e terá um prazo de quitação de 16 anos. Com esses investimentos, a empresa estima uma liquidez projetada de US$ 480 milhões (aproximadamente R$ 2,8 bilhões) para o segundo trimestre deste ano.
Democratização do Transporte Aéreo
A Eve conta com quase 3 mil encomendas de eVTOLs, com um potencial de receita de US$ 14,5 bilhões. De acordo com a empresa, os veículos são projetados para reduzir o tempo de viagens urbanas de uma hora para apenas 15 minutos, atendendo 99% dos trajetos interurbanos. Além disso, a proposta é que o custo das viagens seja comparável ao de carros de aplicativos, tornando os voos mais acessíveis à população.
Os eVTOLs possuem uma autonomia de 100 quilômetros, são equipados com oito motores e têm espaço para um piloto e quatro passageiros. Com menor custo operacional e zero emissão de CO2, os carros voadores são vistos como uma solução inovadora para a mobilidade urbana.
Mercado e Clientes
A previsão é de que os primeiros voos sejam realizados em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e São Francisco, nos EUA, com potencial de expansão para outros locais, como Noruega, Austrália, Quênia, Dubai e Reino Unido. O modelo de operação prevê serviços de transporte para aeroportos e voos turísticos, com a intenção de que os clientes sejam empresas de transporte e não usuários individuais.
Futuro da Mobilidade Aérea
Os eVTOLs estão em processo de regulamentação na Anac, e a abordagem adotada será baseada nos Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil (RBAC), visto que ainda não existe um regulamento específico para este tipo de aeronave. A missão da Eve é “reimaginar as conexões humanas” e criar um novo paradigma para a mobilidade aérea urbana, oferecendo uma alternativa inovadora e sustentável para o transporte nas cidades.
Fonte: g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/
MATERIAS RELACIONADAS
Aproximadamente 133 mil moradores do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira serão beneficiados pelo programa Tarifa Social Paulista
Porto de São Sebastião inicia dragagem de manutenção para garantir segurança nas operações
Cerco de Jericó 2025 em Taubaté começa neste domingo com expectativa de 40 mil fiéis