A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, nesta terça-feira (15), o projeto de lei que autoriza a concessão do Sistema de Travessias Hídricas, responsável pelo transporte de veículos e passageiros por meio de balsas e embarcações. A proposta visa modernizar o serviço em cinco regiões do estado, garantindo mais eficiência, conforto e segurança.
Com a aprovação, estão previstos investimentos de R$ 1 bilhão ao longo de 20 anos de contrato, com a aquisição de 48 novas embarcações — incluindo modelos elétricos — e melhorias em infraestrutura e terminais. O objetivo é também reduzir as emissões de carbono e aumentar a resiliência climática do sistema.
A concessão, qualificada no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado (PPI-SP), contempla a operação de 14 linhas aquaviárias. Entre elas, travessias estratégicas como Santos-Guarujá, São Sebastião-Ilhabela, além de rotas fundamentais para comunidades isoladas, como Cananéia-Ariri e Porto Natividade da Serra.
O novo modelo manterá a atual política tarifária, sem reajustes ou mudanças nas gratuidades. Atualmente, o sistema atende cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano. A previsão é que o edital seja publicado ainda no primeiro semestre de 2025 e o contrato assinado no segundo semestre.
Fonte: tamoiosnews.com.br/
MATERIAS RELACIONADAS
Litoral Norte de SP tem 13 praias impróprias para banho; veja quais evitar
Campos do Jordão recebe unidade modelo do Detran-SP e pacote de obras de R$ 300 milhões
Polícia Municipal apreende maconha e skank no bairro Itatinga em São Sebastião