Agentes do Grupo de Intervenção Rápida realizam operação no presídio Pemano em Tremembé

agentes-do-grupo-de-intervencao-rapida-realizam-operacao-no-presidio-pemano-em-tremembe

Foto: Reprodução / Peterson Grecco/TV Vanguarda

Agentes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) de São Paulo, realizaram uma operação no Centro de Progressão Penitenciária Dr. Edgard Magalhães Noronha (Pemano), em Tremembé, neste domingo (9).

De acordo com a SAP, a ação teve como objetivo um trabalho de revista preventiva nas dependências da unidade. O procedimento, segundo o órgão, foi concluído sem interferir nas visitas de familiares de detentos.

Durante a operação, 61 presos foram transferidos para outras unidades do estado. A SAP informou que 55 desses detentos foram removidos por comportamento inadequado no cárcere.
Desses, 38 foram encaminhados para a Penitenciária 1 de Franco da Rocha, 17 para a P1 de Tremembé, e outros seis para diferentes presídios, pois já aguardavam transferência.

A Rede Vanguarda registrou a chegada de dezenas de agentes do GIR ao presídio por volta das 16h. Cerca de duas horas depois, quatro caminhões e viaturas da Polícia Penal deixaram o local, seguidos por ônibus e um micro-ônibus com equipes do grupo de intervenção.

Familiares que estavam no local relataram apreensão com a movimentação. Segundo uma visitante, o acesso foi interrompido por volta das 15h, e todos foram orientados a deixar a área externa da unidade.

Além do GIR, a ação também contou com o apoio de agentes do Comando e Operações Especiais (COE), da Polícia Militar. A PM foi acionada, mas ainda não se manifestou oficialmente sobre a operação.


Sobre o Pemano

O Centro de Progressão Penitenciária Dr. Edgard Magalhães Noronha, conhecido como Pemano, abriga presos do regime semiaberto e está localizado às margens da Rodovia Amador Bueno da Veiga, em Tremembé.
A unidade tem capacidade para 2.672 detentos, mas atualmente conta com cerca de 3.060 internos. Inaugurado em 1989, o presídio ocupa uma área de mais de 21 mil metros quadrados.

O que é o GIR

Criado pela Secretaria da Administração Penitenciária, o Grupo de Intervenção Rápida é formado por agentes especialmente treinados para atuar em situações de risco elevado, como distúrbios, rebeliões e revistas de segurança. O grupo utiliza técnicas e preparo físico específicos para garantir a segurança dos servidores e dos detentos.

Fonte: g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2025/11/09/agentes-do-grupo-de-intervencao-rapida-de-sp-sao-acionados-e-entram-em-presidio-de-tremembe.ghtml


Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!

Sobre o autor