O Aeroporto de São José dos Campos completa um ano da retomada dos voos comerciais de passageiros nesta sexta-feira (27), com resultados positivos. Segundo dados da concessionária SJK Airport, a rota entre São José dos Campos e o Rio de Janeiro transportou 35 mil passageiros no período.
Nos últimos 12 meses, o terminal registrou 336 pousos e decolagens, com um alto índice de eficiência operacional. A regularidade dos voos foi de 99,6%, com apenas dois cancelamentos, e a pontualidade atingiu 98,5%. A taxa média de ocupação se manteve estável, com picos de 99% em feriados prolongados e eventos internacionais.
O voo, operado pela GOL Linhas Aéreas, tem três frequências semanais diretas. As partidas de São José ocorrem às segundas, quintas e sábados, às 6h, com chegada ao RIOgaleão às 7h05. No sentido contrário, os voos decolam do Rio às quartas, sextas e domingos, às 21h40, pousando em São José dos Campos às 22h45. As operações utilizam aeronaves Boeing 737-800, com capacidade para 186 passageiros.
Além dos voos comerciais, o transporte de cargas também apresentou bons resultados. Desde maio de 2023, em parceria com a Latam Cargo, o aeroporto movimentou 3 mil toneladas de carga, com 206 voos regulares. A rota Miami–São José dos Campos, que começou com dois voos semanais, passou a operar três vezes por semana a partir de julho do ano passado, utilizando aeronaves Boeing 767, com capacidade de até 55 toneladas.
A administração do Aeroporto Urbano Stumpf foi concedida à SJK Airport em novembro de 2022 por um período de 30 anos. Estão previstos investimentos de até R$ 130 milhões no terminal para ampliar a conectividade e impulsionar o desenvolvimento econômico da região.
Fonte: PMSJC
MATERIAS RELACIONADAS
Litoral Norte de SP tem 13 praias impróprias para banho; veja quais evitar
Campos do Jordão recebe unidade modelo do Detran-SP e pacote de obras de R$ 300 milhões
Polícia Municipal apreende maconha e skank no bairro Itatinga em São Sebastião