A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Saúde, reforçou o encaminhamento de pacientes para o Hospital Municipal Universitário de Taubaté (Hmut), com o objetivo de reduzir a lista de espera por consultas e exames e agilizar pedidos médicos da Atenção Primária à Saúde.
Ampliação de exames e consultas
Após negociação com a Organização Social gestora do Hmut, o hospital passou a atender pacientes que aguardavam exames cardiológicos, como ecocardiograma e eletrocardiograma. A agenda foi disponibilizada em setembro, oferecendo 80 exames de ecocardiograma por semana, realizados às terças e sextas-feiras.
A Central de Vagas do município realiza contato telefônico com os pacientes, respeitando a ordem cronológica de inscrição na lista de espera. Durante o contato, são passadas instruções sobre o preparo para os exames, e, com o resultado em mãos, o paciente retorna à sua unidade básica de saúde para avaliação médica.
Na especialidade de otorrinolaringologia, também foram disponibilizadas 80 vagas mensais para consultas, incluindo lavagem de ouvido para remoção de cerúmen.
Investimentos e obras
A Unitau (Universidade de Taubaté) investe recursos na unidade hospitalar e já iniciou obras para dois novos ambulatórios — ortopedia e endoscopia — além de avançar no processo licitatório para ambulatório de otorrino, fonoaudiologia e psiquiatria.
Desde janeiro de 2025, a Prefeitura tem captado recursos para fortalecer a estrutura e o custeio do Hmut, que, por questões financeiras, precisou reduzir serviços desde 2022. A retomada gradual incluiu mutirões de ultrassonografia e tomografia com contraste para suspeitas oncológicas.
Ampliação de leitos e UTI
Em agosto, a Administração Municipal anunciou a criação de sete novos leitos de UTI Adulto, elevando o total para 20 leitos, em resposta à demanda das UPAs do município. Em julho, foi inaugurada a nova UTI neonatal, ampliando o atendimento hospitalar.
A Prefeitura e a Organização Social seguem trabalhando para expandir o atendimento ambulatorial, retomar cirurgias eletivas e garantir que a população tenha acesso a diagnósticos e tratamentos essenciais para diversas condições médicas.
Fonte: PMT
👉 Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região. 📰
Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!
MATERIAS RELACIONADAS
Ciclista de Taubaté é convocado para representar o Brasil no Mundial de Gravel na Holanda
De São José a Harvard: ex-aluno inspira estudantes da rede municipal
Caraguatatuba inicia regularização fundiária do Núcleo Paulino Ferreira no Perequê-Mirim